sábado, 15 de outubro de 2011

Sal de cozinha aumenta capacidade dos HDs

Cientistas em Cingapura conseguiram provar que o sal é capaz de aumentar em até seis vezes a capacidade dos discos rígidos sem que seja necessário nenhum outro tipo de upgrade.

Os cientistas da Agência para Ciência, Tecnologia e Pesquisa (A*STAR), em conjunto com a Universidade Nacional de Cingapura e com o Data Storage Institute descobriram que ao adicionar sal de cozinha comum em uma solução usada durante a criação dos discos rígidos, a capacidade de armazenamento é aumentada em até seis vezes.

imagem


Este avanço significa que drives com 1 TB de capacidade hoje poderão no futuro armazenar até 6 TB com o mesmo tamanho físico e formato.

O sal causa este aumento na capacidade por que ele força os bits a formarem padrões previsíveis e organizados no disco rígido.

O segredo está na solução salina. Usando um método de produção já existente, os cientistas descobriram que a adição do sal de cozinha produz nanoestruturas altamente definidas sem a necessidade do uso de equipamentos mais complexos e caros.

Este método baseado na solução salina foi inventado pelo Dr. Joel Yang quando ele estudou no Massachusetts Institute of Technology (MIT).

Dr. Yang, disse à AFP que esta solução oferece um alto contraste. Ela permite a visualização de estruturas que normalmente apareceriam borradas.

Embora este método ainda esteja em estágio de desenvolvimento, Dr. Yang acredita que ele será adotado pela indústria até 2016, quando as técnicas atuais para fabricação de discos rígidos atingirão seu limite.


por Spawn_666, fonte: Baboo

0 comentários:

Postar um comentário